domingo, 17 de fevereiro de 2008

Bambu Chinês - Lição de Vida

A vida nem sempre é fácil, diria até que a maioria das vezes é complicada e tem as suas exigências e caprichos... Curiosamente, encontrei algo inspirador e que serve de lição e incentivo a muitos de nós.

Depois de plantada, a semente do bambu chinês não é visível. Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo e invisível a olho nu. Contudo, uma maciça e fibrosa estrutura de raíz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está a ser construída. Então, no final do 5° ano, o bambu chinês cresce e chega a atingir a altura de 25 metros.
Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês": trabalhamos, investimos tempo, esforço, fazemos tudo o que podemos para nutrir o nosso crescimento e, às vezes, não vemos nada durante semanas, meses, ou anos.
Mas, se tivermos paciência para continuar a trabalhar, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que jamais esperariamos...

A realidade do bambu chinês ensina-nos que não devemos desistir facilmente dos nossos projectos e objectivos de vida. Até dos nossos sonhos, especialmente no nosso trabalho (que é sempre um grande projecto nas nossas vidas). Devemo-nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos de imediato diante das dificuldades que surgirão, e essas sim são uma certeza...
Devemos mentalizar-nos e adoptar dois hábitos: persistência e paciência.
A persistência ajudar-nos-á a ter força para alcançar todos os nossos sonhos e objectivos na vida.
Frase-chave: A persistência é como nadar num rio, se páras de nadar, podes afundar.
A paciência permite-nos saber esperar. Permitir-nos-á alcançar tudo o que ambicionamos através da tolerância.
Frase-chave: Quem espera sempre alcança.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora ... "finalmente" ... quem espera sempre alcança!

Bem vinda de volta miúda.

Gostei muito do Post e da
liçao do Bambu Chinês, nao conhecia ... mas é por vezes um pouco o meu lema!!!

beijokas

Pat

Rafa disse...

É muito interessante a tua teoria...pelo menos muito tranquilizante, porque se virmos que as coisas não "acontecem" rapidamente, pelo menos temos o consolo que quem espera sempre alcança, seja lá quando isso for. No entanto, tenho de confessar que sou impaciente por natureza. Impaciente com as pessoas, com o ritmo do mundo, com a minha rotina e especialmente comigo mesma. Mas também acho que é a impaciência que me faz avançar rapidamente, que me faz ir, seguir, estugar o passo.Gostava de moderar os meus impulsos e ser um pouco mais "vai com a maré" como é característica dos africanos, mas creio que sou mesmo acelerada e é assim que vou caminhando.
(digo isto depois de estar há 3, 4 meses a trabalhar ininterruptamente, sem fins-de-semana, sem nada - só 2 semanitas em New York - e estou cansadíssima...)O que eu queria mesmo era um Spa e esperar numa esplanada pelo Verão.:)