sábado, 3 de março de 2007

Já agora... o ontem!

Ufa, ufa, ufa! Foi o maior desafio de todos os tempos, sem dúvida. O inesperado aconteceu...
Nove estagiários tinham de fazer a sua exposição oral e assistia quem quisesse: criativos, accounts, planners. Escusado será dizer que o Presidente nunca se tinha "dado a esse trabalho" e o vice, o "todo-poderoso", apenas tinha assistido a uma ou duas apresentações.
Pois... só para agravar o meu grau de nervosismo, fui a última dos três a fazer a apresentação do meu livro. Portanto, a última de todos!!
A meio da segunda apresentação, aparecem os "todos-poderosos". Sim, os dois!! No meio do azar, a vantagem é que não apareceram a meio da minha, por isso, ainda tive um tempinho para respirar fundo e continuar a pressionar o meu pulso com força, para baixar a adrenalina (obrigada João!).
Juro que não queria acreditar! Como era possível aquilo estar a acontecer-me?? Como iria suportar, se até uma simples apresentação para os meus colegas, de apenas dois minutos, me pôs o coração a querer fugir pela boca?
Chegou a altura. Tinha lido e relido o texto, treinado algumas vezes o PowerPoint e, quando comecei a falar, senti que estava a vir tudo à minha mente. Acho que fui ganhando confiança, porque sabia que me tinha empenhado no trabalho e, no fundo, o subconsciente deve ter falado mais alto. Deve-me ter dito: "Não tens nada a perder, só a ganhar. Todas as pessoas a quem tens de mostrar que és capaz estão perante ti". É que, num instante, o nervoso foi-se. Como é óbvio, não foi na totalidade: a boca secava, algumas palavras fugiam. Porém, a maioria do conteúdo estava presente na minha cabeça, bem fresh!
Fim da apresentação, ninguém interrompeu, ninguém questionou nada (será bom? será mau?) e já pude respirar de alívio. Sei que excedi um pouco o tempo e não consegui passar mais dois vídeos que tinha para mostrar.
No final, comentários positivos e bastante favoráveis para a menina "tímida e discreta", que não mostrava grande trabalho. Diga-se, por falta de oportunidade...
Portanto, missão cumprida! Apresentação feita e superada!

2 comentários:

Catita disse...

Que grande oradora me saiste! Gostei imenso da tua apresentação, sinto que aprendi e deu para perceber que dedicaste muito tempo a preparar tudo; os nervos ficaram de fora e o facto de teres sido a ultima vem provar que o melhor fica para o fim!

A entrada dos "todos-poderosos" é que foi um desastre, notado decididamente por toda a sala (altura em que a minha apresentação passou de menos boa a má! quase de certeza a pior de sempre), mas o que é importante aki é que apesar de tudo isso, foste superior e conseguiste brilhar, mostraste confiança, mostraste que és capaz e aproveitaste para mostrar um bom trabalho!

Tal como disseste "missão cumprida! Apresentação feita e superada!"

Jo disse...

Agradeço imenso o elogio "o melhor fica para o fim", apesar de, muito sinceramente, não achar isso. De longe... Correu melhor do que esperava, confesso que esperava pior, mas não consigo ter a noçao de que correu muito bem. Acho que foi mesmo "missão cumprida", nada mais.

Quanto à tua apresentação, não acho nada que te tenha corrido mal. Não digo isto porque fica bem, simplesmente não achei que tivesse corrido mal. A sério! Claro que não prestei a atençao devida ao conteudo, como deves calcular, mas gostei da apresentação. Notei a tua mao a tremer quando eles entraram, mas portaste-te à altura no momento. Se fosse eu, acredita que não me tinha saído tão bem...
Bola para a frente, isto já passou. A próxima etapa é ficarmos na BBDO. Gostava muito, sei que tu ainda o queres mais. Sei que ficarás, eu já não tenho essa certeza. Por isso também não desespero, estou preparada para tudo.
Obrigada pelo comment, gostei mt de o ler =)