segunda-feira, 26 de março de 2007

Autoconfiança

Já que no último post referi a palestra "brutal" do Daniel Sá Nogueira, deixo aqui as dicas por ele (bem) sugeridas, com umas pinceladas minhas:

DICAS PARA SER (AINDA MAIS) AUTOCONFIANTE:
NOTA: Ser ainda mais autoconfiante. Porquê? Porque todos temos confiança em alguma coisa que fazemos no dia-a-dia, seja atando os atacadores, guiando ou até comendo.
DICA 1: Sê autoconfiante!
Se já vamos para qualquer lado, fazer seja o que fôr, com um pensamento derrotista, o mais certo é as coisas não sairem bem. Devemos pensar "Eu sou bom", mas se não correr bem, "da próxima estarei a 100%". Errar é humano, portanto temos de ser benevolentes. Errar não nos tira o mérito, faz-nos aprender.
DICA 2: Sopa diária de letras.
Para um pensamento e acções positivas, é bom que, logo ao despertar, escrevamos uma frase que anime! Tipo "Bom dia giraça!" ou "O sol nasce para te ver".
PS - para os mais atrevidos, é válido escrever frases bonitas no tecto ou nos azulejos.
DICA 3: Objectivos de guru.
É preciso alimentar o nosso ego com objectivos ambiciosos (a nível pessoal, profissional, etc.). Com algo que consideremos que possa ser perfeito ou sublime. Grandes desafios fazem-nos crescer enquanto pessoas. Portanto, devemos incluir à nossa rotina diária "desafiozinhos" e, pelo menos uma vez por mês, ter um "desafiozão", algo que seja extraordinário (como saltar de pára-quedas, ou fazer algo novo). Obviamente que estes objectivos devem ser alcançáveis, senão passariam a ser sonhos (e não objectivos).
Mas também devemos considerar os objectivos "de bebé", aqueles que, uma vez atingidos, nos fazem manter uma atitude positiva na vida e que nos fazem sentir orgulhos permanentes. Conquista a tua audiência para, posteriormente, poderes conquistar o mundo.
DICA 4: Autoconfiança é esquisofrénica.
Os dois lados da autoconfiança resumem-se a: ama e desafia. Pensa yin "És lindo assim mesmo" e yang "És muito melhor do que isso", para um equilíbrio perfeito. Aceita protecção mas também ousadia. Só assim a energia será perfeita.
DICA 5: Diz-me com quem andas...
... dir-te-ei quem és. De facto, temos tendência para ganharmos hábitos, tiques ou expressões da(s) pessoa(s) com quem passamos mais tempo, ou até nos tornamos numa pessoa idêntica. Para uma autoconfiança elevada, a solução passa por lidar com pessoas que nos dão autoconfiança e que nos valorizam. E como a amizade é uma relação de troca, é importante reflectirmos sobre que tipo de amigo somos, para sermos merecedores dessa amizade.
PS - não vale andar com pessoas que nos tratam como merda.
DICA 6: Namora contigo.
Sim, mima-te! Já alguma vez escreveste um poema para ti? Mas de certeza que já escreveste algo para o (a) teu (tua) namorado (a), ou não? Compra-te flores, tira dois minutos para fazer o que mais gostas na vida ou vai de férias. Gosta de ti!
DICA 7: Faz mais do que amas.
Se há tanta coisa que odiamos fazer e fazêmo-las diariamente (ou frequentemente), porque não fazer coisas que adoramos mais vezes? Ir trabalhar 8 horas por dia, lavar a loiça diariamente, apanhar horas de ponta... Se o dia tem 24 horas, 7 dias tem 168. Tirando 8 a 9 horas/dia para dormir, sobram-nos 108 horas. Como trabalhamos 5 dias por semana, em média 8 horas/dia, ficamos com 68. Tirando 16 horas para as refeições da semana e os duches, 7 horas/semana para os básicos de manutenção da casa e 7 horas para ver TV ou estar no pc, ainda nos restam 38 horas para gozar. Vamos desperdiçá-las?
DICA 8: A fórmula mágica: ROSA.
Realidade. Onde estamos?
Objectivos. De bebé e de guru.
Soluções. Criar alternativas.
Acção! Não cruzar os braços.
DICA 9: Contribuir e dar.
Fazendo voluntariado, doando sangue, oferecendo comida aos mais pobres... Faz-nos sentir importantes para a vida de alguém e sentimo-nos úteis.
DICA 10: Atitude!
Hoje em dia, ter competências e conhecimentos é o básico! Do que vale um canudo debaixo do braço ou um diploma da licenciatura emoldurado se a pessoa não tiver atitude?! Se não agir com determinação, coragem e garra? É preciso A-TI-TU-DE!

Beijinhos e força nas atitudes.

3 comentários:

Piotr Fr disse...

Alo Alo.
Sem duvida, tou a gostar muito do que tenho lido do teu blog. Este post, para nao variar, tem muito conteudo. E gosto acima de tudo da atitude que transparece da tua escrita.
Continua, tas no bom caminho ;)
Beijos grandes.

Rafa disse...

Querida Joana, tb eu gosto muito do que tenho lido no teu blog. Este post em particular tocou-me. Neste momento não ando com a autoconfiança muito presente na minha vida. Penso demasiado nos obstáculos que ando a ter, nas dificuldades que tou a passar por viver aqui num país estrangeiro,etc...é sempre mais fácil estarmos parados. Mas as dicas que deste aqui hoje realmente fizeram-me parar...e agir! Assim que as colocar em prática e as coisas melhorarem, coloco aqui outro comentário.:)
Um beijinho e boa sorte!!

Pedro C. disse...

Hey, tudo fixe?

Eu tenho ido às palestras do Daniel sobre “O Segredo” e têm sido noites ESPECTACULARES!
Desde 2004 que sou um apaixonado por evolução e desenvolvimento pessoal e estou agora a criar o meu próprio projecto.
Chama-se Cool Vibes e centra-se mais na vida amorosa, tanto de homens como de mulheres.
Dá uma vista de olhos ao meu blog: http://CoolVibesblog.blogspot.com

Beijos e força nesses posts!

Pedro Constantino